Calendário de Iniciativas:

- DIA 1 DE JUNHO DE 2010 : "Cordão Humano Contra a Pobreza" na Escola Secundária da Lixa (às 15.00 horas) e angariação de dinheiro (através da venda de t-shirts) para doação a uma instituição de apoio a crianças órfãs (Casa do Gaiato).





Para mais informações:

eslixa.contrapobreza.12f@hotmail.com

"Juntos Conseguimos!"

domingo, 27 de dezembro de 2009

BOM ANO NOVO :D

e obrigado a quem nos tem ajudado :)


Cátia Martins (;

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

RECOLHA POR UM SORRISO - Artigo dos Jornais:

Vivemos numa sociedade de consumo em que o consumo é cada vez mais incentivado assim como um ego e um altruísmo que cresce em cada um de nós, consumidores, de dia para dia.
Mas nesta sociedade consumista, não há lugar apenas para o consumo desenfreado, para a compra de bens supérfluos que muitas vezes não são necessários.
Não!
Nesta sociedade há também lugar para acções nobres e de carácter solidário como o trabalho que está a ser desenvolvido pelas alunas Andreia Cardoso, Carla Silva, Cátia Martins, Fabiana Pereira e Rita Silva, no âmbito da disciplina de Área de Projecto e que visa sensibilizar a sociedade, aproveitando o espírito natalício desta época.
O projecto consiste na colocação de postos de recolha de bens de 1ª necessidade , roupa, alimentos e outros objectos que as pessoas queiram doar.
Os referidos postos de recolha serão colocados nos Bombeiros Voluntários da Lixa e de Felgueiras e na Escola Secundária da Lixa.
Os bens angariados nesta campanha serão entregues na Cruz Vermelha Portuguesa de Felgueiras e poderão fazer muita gente sorrir.
Lembre-se que a alegria do Natal pode depender de um pequeno gesto seu!



quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

11 de Dezembro de 2009 - Dia Mundial da UNICEF:


Escolhi esta data porque a UNICEF é de facto, uma grande agência das Nações Unidas que luta constantemente para promover a defesa dos direitos das crianças, ajuda a dar resposta às suas necessidades básica e sobretudo, contribui para o seu pleno desenvolvimento.
A criança é um ser humano que merece tanto respeito como qualquer adulto por isso mesmo, é que a UNICEF, que se rege pela Convenção dos Direitos da Criança, trabalha para que esses direitos se convertam em princípios éticos permanentes na sociedade e em códigos de conduta internacionais para as crianças. Esta organização mundial, é a única que se dedica especialmente às crianças trabalhando, com governos nacionais e organizações locais em programas de desenvolvimento a longo prazo nos sectores da saúde, educação, nutrição, água e saneamento como também, em situações de emergência para defender as crianças vítimas de guerras e de outras catástrofes. Actualmente, trabalha com 158 países de todo o mundo, estando Portugal incluído.
Todos podemos ajudar a UNICEF através de um simples donativo e basta ter força de vontade para fazer as crianças de todo o mundo sorrirem.


Realizado por: Cátia Martins 12ºF :)

Data: 10/12/2009

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Temos que fazer alguma coisa...

Imagem de um menino mal nutrido na Etiópia onde mais de 4,5 milhões dependem de ajuda humanitária para comer

Precisamos da vossa ajuda(...)

Para conseguirmos realizar a nossa iniciativa da recolha de alimentos, roupas, brinquedos, materiais escolares, ou o que poderem oferecer, precisamos da ajuda de toda a gente porque só assim, iremos fazer as crianças pobres e as suas famílias sorrirem neste Natal!

Porque um pequeno gesto faz a diferença vamos-nos unir para tornar possível esta causa! :D


Por: Cátia Martins

Patrocínios:

- Pety Graff - 255 314 076

- Foto "O Maior"- 255 483 029

- Rádio Felgueiras

- Jornal da Lixa

- Cruz Vermelha Portuguesa de Felgueiras

- Jornal da escola EB 23 Dr. Leonardo Coimbra-Lixa

- Azulaíco - 25 490 130

Obrigada por tudo! =)

Apoios na 1ª iniciativa - "Recolha por um Sorriso":

-Bombeiros Voluntários da Lixa

-Bombeiros Voluntários de Felgueiras - 255 926 666

-Escola Secundária da Lixa

Nos referidos locais encontram-se os postos de recolha da nossa primeira iniciativa "Recolha por um Sorriso" para quem quiser, ajudar todas as pessoas que passam dificuldades.

Deixamos aqui um muito obrigado a todos aqueles que dêem a sua contribuição e lembrem-se que só unidos é que conseguimos fazer estas pessoas sorrirem. (: D)

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Bird e FMI avisam que objectivos mundiais contra pobreza não serão cumpridos

O Banco Mundial (Bird) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) alertaram sobre a impossibilidade de cumprir as metas determinadas pelas Nações Unidas para combater a pobreza, por causa da crise.

"A perspectiva de concretizar as Metas do Milénio para o Desenvolvimento (MMD) até 2015, ficou ainda mais distante".

Essas oito metas, que a comunidade internacional prometeu cumprir durante uma cúpula da ONU em Nova York, em 2000, visam a reduzir drasticamente a pobreza no mundo. "Com base nas tendências actuais, somente três das oito metas podem ser atingidas", declarou um dos autores do relatório, Zia Qureshi, do Bird, durante uma conferência em Washington.

É possível, inclusive, que a mais importante destas metas - reduzir pela metade entre 1990 e 2015 o número das pessoas que vivem na extrema pobreza (com 1,25 dólar por dia ou menos) - não seja cumprida.

"Antes da crise alimentar de 2007 (que se traduziu por um aumento repentino do preço das matérias-primas agrícolas), cerca de 850 milhões de pessoas em todo o mundo sofriam de uma fome crónica. Este número aumentou para 960 milhões em 2008, e deve ultrapassar um bilião em 2009", alertaram o Bird e o FMI.

A ideia de um plano de recuperação para os países em desenvolvimento, apoiada pelo Bird, "não tem um objectivo meramente humanitário", destacou o chefe do departamento económico do Banco Mundial, Justin Lin. "Os benefícios em termos de crescimento seriam muito maiores" nestes países, afirmou.
A ministra alemã do Desenvolvimento, Heidemarie Wieczorek-Zeul, disse estar "preocupada com a possibilidade de que a crise económica se transforme numa grave crise humanitária".
"As conclusões deste relatório pedem medidas imediatas", reagiu a ONG Oxfam, lembrando que "a ajuda internacional para os países pobres não passa de 120 bilhões de dólares, uma gota d'água no oceano, em comparação aos 8,4 trilhões mobilizados recentemente para resgatar os bancos".

Imagens de Pobreza:

Imagens de Pobreza:
























WE ARE THE WORLD